As diversas maneiras
de registrar e mostrar
os cálculos e técnicas
operatórias.
imagem retirada do blog http://amatematicadossonhos.blogspot.com.br/ |
A matemática é uma ciência que estará
sempre relacionada ao nosso dia a dia e é usada em várias situações. Utilizada
para desenvolver o raciocínio lógico, ajudando na resolução de situações problemas,
na tomada de decisões de maneira mais consciente.
Nas escolas, podemos perceber que são
poucos os alunos que gostam de matemática, por ser uma matéria complicada de
ensinar, difícil de entender e pouco lúdica. Para o aprendizado da matemática
se torne algo prazeroso e que desperte o interesse e a compreensão dos alunos e
que não seja traumático, é importante que o educador utilize técnicas
adequadas. Para isso, existem vários autores que proporcionaram visões
diferenciadas da matemática, com um olhar lúdico e divertido.
Segundo Constance Kamii é fundamental
a utilização do lúdico para que as crianças entendam de uma maneira eficaz a
matemática. A criança aprende solucionando situações problemas, ou seja, o
educador utiliza de instrumentos que o ensine a pensar e a ter autonomia na
construção dos seus conhecimentos, na estrutura mental dos números e em todas
as situações problemas, isso fará que a criança se desenvolva cognitivamente,
desenvolvendo o conhecimento, a compreensão das operações e das técnicas
operatórias.
Para Malba Tahan
(Julio Cesar de Mello e Souza), o uso dos jogos lúdicos também exercita e estimula o conhecimento e o desenvolvimento
cognitivo do aluno, como por exemplo, o xadrez, tangran, etc. Ressaltando que
os jogos devem ser aplicados de acordo com a faixa etária de cada alunos, assim
os jogos devem desafia-los e encorajá-los. Os jogos favorecem o calculo mental como
exercício para o cérebro, quanto mais às crianças utilize deste exercício,
maior será a compreensão da matemática e das resoluções dos problemas no geral.
TAHAN (1968) “... para que os jogos produzam os
efeitos desejados é preciso que sejam, de certa forma, dirigidos pelos
educadores.”.
A observação diária do educador durante a prática dos jogos matemáticos com
os alunos é de extrema importância e deverá oferecer diversas e diferentes
ações que pode ser utilizadas para o conhecimento da matemática.
Portanto ao propor um ensino de forma lúdica e participativa na
matemática, favorece a estimulação do raciocínio das crianças. Isso é possível
fazer com que elas visualizem as questões, tornando-as mais notáveis, compreensíveis
e significativas. As técnicas criativas utilizadas fazem toda a diferença para
aprendizagem, pois é através da criatividade que o educador consegue conquistar
a atenção das crianças proporcionando a construção dos conhecimentos
necessários e significativos com relação à matemática.
Referências
Bibliográficas:
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus, 2000
RAMOS, Luzia Faraco.Conversas
sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da
matemática nos primeiros anos, São Paulo: Ática,2009.
TAHAN, Malba. O homem que
calculava. Rio de janeiro: Editora Record. 2001.
Postado por
Elizabete de Souza Domingos -
RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA
1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos
- RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribeiro - RA
1299123493
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