sábado, 14 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS

imagem retirada do blog http://aprendendocomamatematicaeseusnumeros.blogspot.com.br/

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática ressaltam a relevância de trabalhar situações que desenvolvam o cálculo mental, e sua contribuição para a aprendizagem de conceitos matemáticos.
Os alunos não podem ser privados apenas a utilizarem recursos de cálculos escritos, pois os diferentes procedimentos e tipos de cálculos estabelecem relações entre si.
No processo de cálculo mental o aluno tem um papel ativo e criativo na escolha dos caminhos para chegar a um resultado final. Permitindo uma maior maleabilidade de calcular, uma segurança e raciocínio na realização e confirmação dos resultados esperados, tornando-se relevante no desenvolvimento da autonomia da criança, tornando hábil a enfrentar os problemas, resultando assim na construção de uma significativa aprendizagem.
Os procedimentos de cálculo mental baseia-se nas propriedades de sistema se numeração decimal e nas propriedades das operações, colocam em prática diferentes tipos de escrita numérica e diferentes relações entre os números.
É de extrema relevância que o educador, ao se deparar com um aluno assim, saiba como lidar, deve propiciar situações-problema desafiadoras para estimular o raciocínio lógico, e mostrar a todos os seus alunos que é possível, lembrando que cada criança tem seu próprio ritmo no processo de aprendizagem.
No entanto, nas escolas o cálculo mental não é valorizado, o foco continua sendo no modelo de “armar as continhas”. Fazer contas de cabeça sempre foi considerado uma estratégia inadequada ou difícil de ensinar, porém no nosso dia a dia, nos deparamos com situações que sem a utilização do algoritmo, sem lápis e muito menos papel, fazemos as aproximações, decomposições, aproximamos números e alcançamos o resultado com segurança.
Mesmo antes de ingressar na escola, as crianças trazem consigo uma bagagem de noções sobre numeração, medida, espaço e forma, construído em sua vivência cotidiana, por isso, a relevância do professor considerar o que o aluno já sabe e trazer para sala de aula essas habilidades. Na perspectiva de ampliar esse universo de conhecimentos e estabelecer relações entre o que conhecem e os novos conhecimentos que vão construir.
Sobretudo o professor deve propiciar situações-problema desafiadoras para estimular o raciocínio lógico, sem esquecer que cada criança tem seu ritmo de aprendizagem e devemos respeitá-lo.


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Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribeiro - RA 1299123493



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