Atividade
que utiliza o ábaco para compreensão das casas decimais
Objetivos:
* Compreensão
do sistema decimal através do suporte ábaco de pinos;
* Compreensão
e aprendizado das operações: adição e subtração;
Metodologia:
Para
iniciar o uso do ábaco de pinos como suporte nas operações, é adequado que
sejam propostas contas simples. Por exemplo:
21 + 6
Inicia-se
a operação colocando no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade
representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada
no primeiro pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e
duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda
(onde são colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas
correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto
deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades). Faz-se a
contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no
segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades.
O mesmo
processo pode ser utilizado para a compreensão da operação de subtração.
Outras
atividades que podem colaborar com o aprendizado das casas decimais:
No
ábaco de pinos representamos o número 132 assim:
Faça
como no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:
Operações
Objetivos:
* Compreender
e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e
reservas;
* Compreender
e utilizar as técnicas do 5 de numeração decimal;
* Fazer
uso de material simbólico para registro de cálculos de adição e subtração.
Metodologia:
* Propor
contas simples.
Exemplo:
41 + 6
De
início colocar no ábaco o número de argolas correspondentes ao primeiro numeral
41. Colocar uma argola no primeiro pino da direita para a esquerda, e
quatro argolas no segundo pino, nas dezenas. Em seguida, o número de argolas
correspondente ao segundo numeral, 6 no primeiro pino. Faz se a contagem, com 7
argolas no primeiro pino e 4 argolas no segundo pino.
As
atividades de subtração envolvem o raciocínio inverso da adição:
14 – 3
A
subtração com reserva ou troca, requer um pouco mais de cuidado. Onde há na
adição a troca das unidades para a dezena, haverá na subtração a necessidade de
decompor as dezenas (ou centenas dependendo da operação) novamente em unidades
(ou na casa imediatamente à direita). Por exemplo:
21 – 6
O
trabalho com a centena e a unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a
diferença da quantidade, que também pode requerer um trabalho mais apurado por
conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores.
Depois
do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco
em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é
justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o
valor em si mesmo nas peças, e os símbolos e algoritmos, que são a
representação da quantidade de forma simbólica.
Postado por Vanessa Ariane Ribeiro
RA 1299123493
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