domingo, 27 de setembro de 2015

Atividades com Ábaco

Atividade que utiliza o ábaco para compreensão das casas decimais

Objetivos:
* Compreensão do sistema decimal através do suporte ábaco de pinos;
* Compreensão e aprendizado das operações: adição e subtração;

Metodologia:
Para iniciar o uso do ábaco de pinos como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por exemplo:
21 + 6
Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades). Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades.

O mesmo processo pode ser utilizado para a compreensão da operação de subtração.
Outras atividades que podem colaborar com o aprendizado das casas decimais:
No ábaco de pinos representamos o número 132 assim:



Faça como no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:

Operações

Objetivos:
* Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
* Compreender e utilizar as técnicas do 5 de numeração decimal;
* Fazer uso de material simbólico para registro de cálculos de adição e subtração.

Metodologia:
* Iniciar o uso do ábaco em operações;
* Propor contas simples. 
Exemplo: 41 + 6
De início colocar no ábaco o número de argolas correspondentes ao primeiro  numeral  41. Colocar uma argola no primeiro pino da direita para a esquerda, e quatro argolas no segundo pino, nas dezenas. Em seguida, o número de argolas correspondente ao segundo numeral, 6 no primeiro pino. Faz se a contagem, com 7 argolas no primeiro pino e 4 argolas no segundo pino. 



As atividades de subtração envolvem o raciocínio inverso da adição:

14 – 3


A subtração com reserva ou troca, requer um pouco mais de cuidado. Onde há na adição a troca das unidades para a dezena, haverá na subtração a necessidade de decompor as dezenas (ou centenas dependendo da operação) novamente em unidades (ou na casa imediatamente à direita). Por exemplo:
21 – 6


O trabalho com a centena e a unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a diferença da quantidade, que também pode requerer um trabalho mais apurado por conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores.

Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica.



Postado por Vanessa Ariane Ribeiro
RA 1299123493



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