quarta-feira, 9 de setembro de 2015

POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO QUE O PROFESSOR DEVE FAZER PARA  UMA CRIANÇA QUE ESTÁ NO PROCESSO INICIAL DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS.  
http://pedagmat.blogspot.com.br/

A Matemática para uma criança não se aprende como antigamente que éramos submetidos a repetir números constantemente o que acabávamos memorizando devido a tantos exercícios iguais, mas através de situações problemas que desafia a superar seus obstáculos utilizando conhecimentos que sejam frutos do meio familiar e social. Afirma-se que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre o sistema de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse respeito.
Optar em mudar o modo de ensinar os números requer atenção sobre o raciocínio do aluno e muito preparo para interpretar qualquer observação realizada em sala de aula.
O professor deve-se atentar nas estratégias na qual a maioria dos alunos resolve os problemas de acordo com o nível da turma, e escolher as intervenções que sejam mais significativas e desafiadoras para que não ocorra nenhuma regressão de conceitos.
A contagem dos números nas brincadeiras é uma das primeiras formas que temos para entrar em contato com o sentido real dos números, as repetições rotineiras desses números, faz com que haja uma absorção mais rápida, mas o importante é que isso esteja ligado a jogos e brincadeiras para que seja ainda mais fácil e prazeroso esse processo.
 As intervenções realizadas pelo professor devem ser de forma lúdica, principalmente nessa fase inicial do processo de construção do conceito numérico, assim é mais fácil de fixar o conteúdo e acontece de uma maneira descontraída que não assustará a criança.
Quando a criança está em uma crescente no processo de construção dos números, é interessante aplicar atividades como Ditado de Números este que tem como objetivo avançar na compreensão das características “invisíveis” do nosso sistema numérico. Pode de inicio parecer um instrumento simples e convencional, mas para chegar ás hipóteses e em que nível a turma encontra-se ele é muito eficiente, pois ajuda a estabelecer novas conexões. Após a realização do ditado, em uma roda de conversa os alunos param para pensar e debater, só assim ocorre um avanço nos que já tem esse domínio e nos que não tem a dúvida faz com que eles repensem o que esta correto. O objetivo é fazer avançar na compreensão das características “invisíveis” do nosso sistema de numeração.
Outro instrumento que é muito interessante nessa fase á utilização é os jogos pedagógicos, que auxiliam muito no processo de construção de números como em qualquer processo de ensino aprendizagem, pois encoraja as crianças a pensar sobre os números e interagir com seus colegas.
Conclui-se que o papel do professor é transformar um conceito de número qualquer em algo concreto, preparando atividades baseadas na vida cotidiana de seus alunos. Mas o planejamento de uma atividade não é o suficiente para alcançar o sucesso nesse processo de ensino aprendizagem. É necessário também planejar as intervenções para alcançar o êxito esperado. Propor desafios aos alunos para que utilizem seus conhecimentos prévios na busca de soluções, induzindo conteúdos novos, técnicas novas, as representações e o vocabulário matemático, ou seja, é ele quem orienta o aluno durante o processo de aprendizagem.




Referência Bibliográfica

VICHESSE, B. A criança e os números – Constance Kamii. Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml>. Acesso em 07 set. 2015.


Este texto foi realizado em comum acordo e com a participação de todas as componentes do grupo: 
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493




Um comentário:

  1. Betway Casino: 100% up to ₹8000 in Welcome Bonus
    Betway titanium tube is one of the best online 시흥 출장마사지 bookmakers in the 광양 출장안마 business and you 원주 출장마사지 should also get the chance to play with the best customer service and a range of bonuses. 경기도 출장안마

    ResponderExcluir