POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO QUE O PROFESSOR DEVE FAZER PARA UMA CRIANÇA QUE ESTÁ NO PROCESSO INICIAL DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS. |
http://pedagmat.blogspot.com.br/
A Matemática para uma
criança não se aprende como antigamente que éramos submetidos a repetir números
constantemente o que acabávamos memorizando devido a tantos exercícios iguais,
mas através de situações problemas que desafia a superar seus obstáculos utilizando
conhecimentos que sejam frutos do meio familiar e social. Afirma-se que é com o
uso do número, da análise e da reflexão sobre o sistema de numeração que os
pequenos constroem conhecimentos a esse respeito.
Optar em mudar o modo de
ensinar os números requer atenção sobre o raciocínio do aluno e muito preparo
para interpretar qualquer observação realizada em sala de aula.
O professor deve-se atentar
nas estratégias na qual a maioria dos alunos resolve os problemas de acordo com
o nível da turma, e escolher as intervenções que sejam mais significativas e
desafiadoras para que não ocorra nenhuma regressão de conceitos.
A contagem dos números nas
brincadeiras é uma das primeiras formas que temos para entrar em contato com o
sentido real dos números, as repetições rotineiras desses números, faz com que
haja uma absorção mais rápida, mas o importante é que isso esteja ligado a jogos
e brincadeiras para que seja ainda mais fácil e prazeroso esse processo.
As intervenções realizadas pelo professor
devem ser de forma lúdica, principalmente nessa fase inicial do processo de
construção do conceito numérico, assim é mais fácil de fixar o conteúdo e
acontece de uma maneira descontraída que não assustará a criança.
Quando a criança está em uma
crescente no processo de construção dos números, é interessante aplicar
atividades como Ditado de Números este que tem como objetivo avançar na
compreensão das características “invisíveis” do nosso sistema numérico. Pode de
inicio parecer um instrumento simples e convencional, mas para chegar ás hipóteses
e em que nível a turma encontra-se ele é muito eficiente, pois ajuda a
estabelecer novas conexões. Após a realização do ditado, em uma roda de conversa
os alunos param para pensar e debater, só assim ocorre um avanço nos que já tem
esse domínio e nos que não tem a dúvida faz com que eles repensem o que esta
correto. O objetivo é fazer avançar na compreensão das características
“invisíveis” do nosso sistema de numeração.
Outro instrumento que é
muito interessante nessa fase á utilização é os jogos pedagógicos, que auxiliam
muito no processo de construção de números como em qualquer processo de ensino aprendizagem,
pois encoraja as crianças a pensar sobre os números e interagir com seus
colegas.
Conclui-se que o papel do
professor é transformar um conceito de número qualquer em algo concreto, preparando
atividades baseadas na vida cotidiana de seus alunos. Mas o planejamento de uma
atividade não é o suficiente para alcançar o sucesso nesse processo de ensino aprendizagem.
É necessário também planejar as intervenções para alcançar o êxito esperado. Propor
desafios aos alunos para que utilizem seus conhecimentos prévios na busca de soluções,
induzindo conteúdos novos, técnicas novas, as representações e o vocabulário
matemático, ou seja, é ele quem orienta o aluno durante o processo de
aprendizagem.
Referência Bibliográfica
VICHESSE, B. A criança e os números – Constance Kamii. Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml>. Acesso em 07 set. 2015.
Este texto foi realizado em comum acordo e com a participação de todas as componentes do grupo: Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397 Natany Mori Pires - RA 1299123668 Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077 Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493 |
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Betway Casino: 100% up to ₹8000 in Welcome Bonus
ResponderExcluirBetway titanium tube is one of the best online 시흥 출장마사지 bookmakers in the 광양 출장안마 business and you 원주 출장마사지 should also get the chance to play with the best customer service and a range of bonuses. 경기도 출장안마