O ábaco deveria ser usado por todos os alunos
das escolas públicas e privado, deficientes visuais ou não, pois é de grande
ajuda na reflexão sobre o sistema de numeração e na realização das operações
fundamentais.
O uso do ábaco com frequência aumenta a
rapidez para fazer cálculos mentais, fundamental para o deficiente visual e de
grande importância para os demais alunos. Contudo, o maior desafio seja fazer
com que os professores de matemática
conheçam e entendam esse instrumento que aprendam a utilizá-lo e
considerem de grande importância de usá-lo
nas salas de aula.
No Japão, as crianças aprendem a usá-lo na
escola e quem ensina garante que o estudo do Soroban ajuda as crianças a
desenvolver o raciocínio lógico, concentração e disciplina.
Portanto, o uso do ábaco nas aulas de
matemática é de suma importância no desenvolvimento do aluno, pois amplia sua capacidade de
aprendizado e desenvolve competências fundamentais para os dias atuais como:
* Coordenação motora;
* Concentração;
* Raciocínio lógico pensamento lateral;
* Percepção;
* Disciplina;
* Segurança;
* Compreensão das semelhanças entre linguagem e o registro em matemática.
* Percepção;
* Disciplina;
* Segurança;
* Compreensão das semelhanças entre linguagem e o registro em matemática.
Postado por Natany Mori Pires
RA 1299123668
Nenhum comentário:
Postar um comentário