domingo, 27 de setembro de 2015

Entrevista com alunos

Esta entrevista foi realizada dia 22 de setembro de 2015, com duas crianças matriculadas no 2º ano e com idade de 7 e 8 anos do Ensino Fundamental I, ambas estudam no Centro Educacional – SESI São Caetano do Sul.
Aproximadamente há uns 15 dias atrás a professora trabalhou em sala de aula com o ábaco e também tinha feito algumas atividades utilizando este recurso nas aulas de matemática.

1ª criança entrevistada

Nome: E. P. S.
Idade: 7 anos e 10 meses

2ª criança entrevistada

Nome: A. B. M.
Idade: 8 anos

Metodologia:

Levamos um ábaco escolar e a professora convidou as duas crianças para que participassem das atividades a serem  efetuadas.
Primeiramente, deixamos que elas brincassem livremente com os pinos, a seguir fizemos algumas perguntas às crianças.

1) Vocês conheciam um ábaco antes da professora  trabalhar com este recurso?

A primeira criança E.P.S., disse que não, enquanto a 2ª criança A.B.M., disse que sim, conhecia e sabia que era para fazer continhas, inclusive comentou que já tinha visto um no jornal da tv.

2) Para que serve um ábaco?

Ambas disseram que serve para fazer continhas.

3)    Quando a Profª falou sobre o ábaco, mostrou e ensinou como utilizá-los vocês acharam difícil?

Enzo disse que não, enquanto Arthur disse que às vezes é mais difícil, principalmente quando precisa mudar a “casinha”.


Iniciamos a atividade (ambas já tem noção das classes decimais)

Começamos com adições, usando 1º e 2º ordem, e as duas crianças não apresentaram nenhuma dificuldade. A seguir utilizamos a ordem das centenas e apresentamos-lhes algumas “continhas”. Enzo não teve nenhuma dificuldade, enquanto Arthur houve a  necessidade de intervenção. Elaboramos algumas operações (adição e subtração) e as crianças puderam desenvolver a atividade com concentração e foram bem sucedidas.


Postado por
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493





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