Esta
entrevista foi realizada dia 22 de setembro de 2015, com duas crianças matriculadas no 2º ano e com idade de 7 e 8 anos do Ensino Fundamental I, ambas estudam no Centro Educacional – SESI São Caetano do Sul.
Aproximadamente
há uns 15 dias atrás a professora trabalhou em sala de aula com o ábaco e
também tinha feito algumas atividades utilizando este recurso nas aulas de
matemática.
1ª criança entrevistada
Nome:
E. P. S.
Idade:
7 anos e 10 meses
2ª criança entrevistada
Nome:
A. B. M.
Idade:
8 anos
Metodologia:
Levamos
um ábaco escolar e a professora convidou as duas crianças para que
participassem das atividades a serem
efetuadas.
Primeiramente,
deixamos que elas brincassem livremente com os pinos, a seguir fizemos algumas perguntas às crianças.
1) Vocês conheciam um ábaco antes da
professora trabalhar com este recurso?
A
primeira criança E.P.S., disse que não,
enquanto a 2ª criança A.B.M., disse que sim, conhecia e sabia que era para
fazer continhas, inclusive comentou que já tinha visto um no jornal da tv.
2) Para que serve um ábaco?
Ambas
disseram que serve para fazer continhas.
3)
Quando a Profª falou sobre o ábaco,
mostrou e ensinou como utilizá-los vocês acharam difícil?
Enzo
disse que não, enquanto Arthur disse que às vezes é mais difícil,
principalmente quando precisa mudar a “casinha”.
Iniciamos a atividade (ambas já tem
noção das classes decimais)
Começamos
com adições, usando 1º e 2º ordem, e as duas crianças não apresentaram nenhuma
dificuldade. A seguir utilizamos a ordem das centenas e apresentamos-lhes algumas “continhas”. Enzo não teve nenhuma dificuldade,
enquanto Arthur houve a necessidade de
intervenção. Elaboramos algumas operações (adição e subtração) e as crianças
puderam desenvolver a atividade com concentração e foram bem sucedidas.
Postado por
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493
Nenhum comentário:
Postar um comentário