“A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA”
Objetivos
* Conhecer a história do
número nas civilizações antigas.
* Compreender o uso e a
função do número nas civilizações antigas
* Perceber o sistema de
numeração nas civilizações antigas.
Duração
da aula
2 aula
Justificativa
Fazer com que os alunos reflitam
sobre a história dos números desde as civilizações antigas ate os dias atuais. Este
é um momento em que as crianças acionam seus conhecimentos prévios e suas
hipóteses sobre os números.
Estratégias
e Desenvolvimento
* Vídeo – História dos
Números
* A história dos números
* Pesquisas de figuras pelos
alunos
* Elaboração de texto
* Problematizando na roda e
iremos sugerir que registrem as ideias em duplas
* Iremos desafiar nossos alunos a pensarem sobre
a história do número nas civilizações antigas.
* “Você já usou muitas vezes
os números, mas será que já parou para pensar sobre”:
* Como os números foram
criados, ou, será que eles sempre existiram?
* Como foram as primeiras
formas de contagem?
* Contaremos que houve um
tempo em que a humanidade só contava até quatro. Toda quantidade acima de dois
pares era chamada de muitos. Nessa época, os homens não precisavam da
matemática para viver, apesar de a usarem sem saber.
A partir das ideias iniciais
das crianças vamos propor a exibição do vídeo: Histórias dos Números Das Pedras
ao Computador.
Vídeo no Youtube:
Conversaremos sobre o que as
crianças entenderam. Para enriquecer e ampliar o conhecimento sobre o número,
leremos um texto sobre a história do número.
Para descobrir sobre a
origem dos números, precisamos estudar um pouco da história humana e entender
os motivos que possibilitaram a criação do número.
A
Origem dos Números
Na verdade, desconhecemos
qualquer outro motivo que tenha gerado os números. Os historiadores são
auxiliados por diversas descobertas, como o estudo das ruínas de antigas
civilizações, estudos de fósseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliação
do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos.
Os homens primitivos não
tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência
era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o
desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser
pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
O homem começou a plantar,
produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar
animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de
animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.
As primeiras formas de
agricultura de que se tem notícia, foram criadas há cerca de dez mil anos na
região que hoje é denominada Oriente Médio. A agricultura passou então a exigir
o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim
começaram a surgir as primeiras formas de calendário.
No pastoreio, o pastor usava
várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus
carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido,
se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao
rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro
correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.
No caso das pedrinhas, cada
animal que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada
em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era
feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era
retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque
faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era só
acrescentar mais uma pedra.
A palavra que usamos hoje,
cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha. A
correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram
usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas
cavernas e outros tipos de marcação.
Os talhes nas barras de
madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados até
o século XVIII na Inglaterra. A palavra talhe significa corte. Hoje em dia,
usamos ainda a correspondência unidade a unidade.
Atividade
* Proporemos que as crianças
reescrevam a história da matemática
juntamente com a professora, onde o texto será exposto com figuras que
os mesmos pesquisarão em revistas e jornais.
Avaliação
* Observar se compreenderam
a história do número através dos registros individuais/coletivos e da
participação oral;
* Se perceberam através das
situações de contagem as estratégias utilizadas pelas civilizações antigas;
* Se compreenderam as
funções e usos dos números relacionando com o seu dia a dia.
Este texto foi realizado em comum acordo e com a participação de todas as componentes do grupo:
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493
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