sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A Construção Conceitual das Operações Matemáticas

imagem retirada do http://omundomagicodaaprendizagem.blogspot.com.br/2013/04/a-construcao-conceitual-das-operacoes.html

Todas as crianças que chegam à sala de aula, já trazem consigo conhecimentos prévios, que são aprendidos em sua experiência pessoal, e por isso já trazem muitas noções matemáticas, porem, incompletas.
Toda criança ao nascer passa a conviver em um ambiente sociocultural, onde o numero é uma forma de expressão e comunicação, ao interagir com as pessoas e observar situações de seu cotidiano vê ações como: comparar, reunir, subtrair, repartir, distribuir, reconhecer os números e etc.
Na atualidade se questiona como o professor pode intervir e como fazer para ajudar na construção do conceito numérico. Nessa questão surge um problema: em qual proposta pedagogia apoiar essa intervenção, pois de um lado esta a teoria de Piaget, considerando que o conceito de numero e o contar dependem dos processos evolutivos do pensamento lógico e o conceito de numero depende dos processos de conservação, classificação e seriação, trabalhar cada área da matemática depende da faixa etária de cada criança.
Há outra teoria que sustenta essa possível construção do conceito de numero, mas diz que esse conceito é elaborado através de um longo processo.
Diante disso o professor deve trabalhar de uma forma espontânea, reconhecer a potencialidade de cada um e adequar situações significativas para a aprendizagem, tecendo e fazendo comentários, formando perguntas, incentivando a verbalização pela criança, pois todas essas atitudes são indispensáveis ao professor e é ele que vai ajudar na construção do conhecimento.
Um professor ao ensinar matemática esta desenvolvendo o raciocínio lógico da criança e este ensino requer superação de obstáculos e bloqueio que estão relacionados à matemática. Muitos educadores são conscientes das necessidades de se obter resultados satisfatórios e buscam recursos pedagógicos e instrumentos para melhorar o processo ensino aprendizagem.
O professor deve mostrar aos alunos a intima relação que existe entre os problemas matemáticos e as atividades diárias. Desta forma o aluno vai associar as ações do cotidiano que envolva tempo, medida, quantidade, com o que ele aprende nas aulas de matemática. Assim, fica mais fácil e significativo explicar as quatro operações com exemplos práticos do dia a dia.
Ao ensinar essa relação o professor faz com que o aluno compreenda melhor e seja capaz de alcançar os objetivos propostos.

Postado por Elisabete de Souza Domingos
RA 1299124397



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