imagem retirada do http://omundomagicodaaprendizagem.blogspot.com.br/2013/04/a-construcao-conceitual-das-operacoes.html |
Todas as crianças que chegam à sala
de aula, já trazem consigo conhecimentos prévios, que são aprendidos em sua
experiência pessoal, e por isso já trazem muitas noções matemáticas, porem,
incompletas.
Toda criança ao nascer passa a
conviver em um ambiente sociocultural, onde o numero é uma forma de expressão e
comunicação, ao interagir com as pessoas e observar situações de seu cotidiano
vê ações como: comparar, reunir, subtrair, repartir, distribuir, reconhecer os
números e etc.
Na atualidade se questiona como o
professor pode intervir e como fazer para ajudar na construção do conceito
numérico. Nessa questão surge um problema: em qual proposta pedagogia apoiar
essa intervenção, pois de um lado esta a teoria de Piaget, considerando que o
conceito de numero e o contar dependem dos processos evolutivos do pensamento
lógico e o conceito de numero depende dos processos de conservação,
classificação e seriação, trabalhar cada área da matemática depende da faixa etária
de cada criança.
Há outra teoria que sustenta essa
possível construção do conceito de numero, mas diz que esse conceito é
elaborado através de um longo processo.
Diante disso o professor deve
trabalhar de uma forma espontânea, reconhecer a potencialidade de cada um e
adequar situações significativas para a aprendizagem, tecendo e fazendo
comentários, formando perguntas, incentivando a verbalização pela criança, pois
todas essas atitudes são indispensáveis ao professor e é ele que vai ajudar na
construção do conhecimento.
Um professor ao ensinar matemática
esta desenvolvendo o raciocínio lógico da criança e este ensino requer
superação de obstáculos e bloqueio que estão relacionados à matemática. Muitos
educadores são conscientes das necessidades de se obter resultados
satisfatórios e buscam recursos pedagógicos e instrumentos para melhorar o
processo ensino aprendizagem.
O professor deve mostrar aos alunos a
intima relação que existe entre os problemas matemáticos e as atividades
diárias. Desta forma o aluno vai associar as ações do cotidiano que envolva
tempo, medida, quantidade, com o que ele aprende nas aulas de matemática.
Assim, fica mais fácil e significativo explicar as quatro operações com
exemplos práticos do dia a dia.
Ao ensinar essa relação o professor
faz com que o aluno compreenda melhor e seja capaz de alcançar os objetivos
propostos.
Postado por Elisabete de Souza Domingos
RA 1299124397
Nenhum comentário:
Postar um comentário