imagem retirada do blog http://matematiccando.blogspot.com.br/2012/10/a-construcao-conceitual-das-operacoes.html |
As situações matemáticas que também são chamadas de situações
problemas são questões que envolvem números e estão relacionados quantidades e
medidas.
Essas situações por apresentarem estruturas diferentes podem
ser:
Simples: com uma operação matemática
Complexas: quando envolvem mais de uma operação
Com informações para selecionar: apresentação de informações
que não serão usadas na solução da situação, mas que leva a crianças a pensar e
selecionar as informações que serão usadas.
Heurísticos: situações matemáticas que serão usados
pensamentos lógicos e estratégias e são solucionados sem operações.
Exemplo de algumas situações problemas
1) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I
Paulo foi à feira e comprou uma dúzia de laranja, 8 limões,
uma dúzia e meia de bananas. Quantas frutas comprou no total?
2) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I
Carlos tem 56 anos e seu irmão tem 12 anos a menos que ele.
Quantos anos tem o irmão de Carlos?
3) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I
Luiza tem $45,00. Elas fez um compra de $38,00. Quanto ela
recebeu de troco? (2ºano do ensino fundamental1)
4) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I
Maria tem 23 anos e sua mãe tem 30 anos a mais que ela.
Qual a idade da mãe dela?
5)Para alunos do 3ºano do ensino fundamental I
Antonio comprou 2,000 ladrilhos para ladrilhar a cozinha e o
banheiro de sua casa. Ele usou 735 ladrilhos no banheiro e depois de ladrilhar
a cozinha sobraram 173 ladrilhos. Quantos ladrilhos Antonio usou na cozinha?
Postada por Vanessa Ariane F Ribeiro
RA: 1299123493
Nenhum comentário:
Postar um comentário