imagem retirada do blog http://irisoliveiraazevedo.blogspot.com.br/2011/12/sistema-monetario.html |
Proposta
Faixa etária: 10 anos – 5º ano do ensino fundamental I
Objetivo: utilizar o sistema monetário na resolução de
situações problemas utilizando as principais operações.
Desenvolvimento: a sala será dividida em 4 grupos, para
desenvolvimentos dessa atividade cada grupo receberá $30,00. Vamos considerar
que os alunos irão preparar uma receita de brigadeiro.
Essa primeira etapa a atividade será desenvolvida no
supermercado.
Cada equipe ira comprar os ingredientes listados abaixo, e
utilizar a tabela de valores de cada ingrediente necessário.
Os alunos deverão fazer suas compras com a quantia em dinheiro
que possuem e deverão responder o questionário abaixo:
Quantidade
|
Ingrediente
|
Menor preço
|
Maior preço
|
02
|
Chocolate em pó
|
5,50
|
7,50
|
03
|
Leite condensado
|
1,50
|
4,00
|
02
|
Granulado
|
3,50
|
5,50
|
01
|
Leite
|
1,25
|
2,50
|
01
|
Manteiga
|
2,00
|
4,50
|
Questionamentos
1) Precisamos de 02 caixas de chocolate em pó. Para comprá-la
considere o maior e o menor valor do ingrediente, considerando a quantidade
necessária a ser utilizada.
2) Quantos ingredientes são possíveis comprar levando em conta
o dinheiro que cada grupo possui?
3) Quanto será gasto se comprarmos os ingredientes de menor
valor?
4) Quanto será gasto se comprarmos os ingredientes de maior
valor?
5) Se comprarmos 2 caixas de chocolate em pó e a mesma
quantidade de leite condensado da marca mais cara, quantos reais sobrará?
6) Considerando que possuímos apenas 30,00, quais e quantos
ingredientes é possível comprar?
Postado
por
Elizabete
de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany
Mori Pires - RA 1299123668
Tania
Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa
Ariane Ribero - RA 1299123493
Nenhum comentário:
Postar um comentário