segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Operações matemáticas fundamentais – sistema monetário


 
imagem retirada do blog
http://irisoliveiraazevedo.blogspot.com.br/2011/12/sistema-monetario.html



Proposta 

Faixa etária: 10 anos – 5º ano do ensino fundamental I

Objetivo: utilizar o sistema monetário na resolução de situações problemas utilizando as principais operações.

Desenvolvimento: a sala será dividida em 4 grupos, para desenvolvimentos dessa atividade cada grupo receberá $30,00. Vamos considerar que os alunos irão preparar uma receita de brigadeiro.
Essa primeira etapa a atividade será desenvolvida no supermercado.
Cada equipe ira comprar os ingredientes listados abaixo, e utilizar a tabela de valores de cada ingrediente necessário.
Os alunos deverão fazer suas compras com a quantia em dinheiro que possuem e deverão responder o questionário abaixo:

Quantidade
Ingrediente
Menor preço
Maior preço
02
Chocolate em pó
5,50
7,50
03
Leite condensado
1,50
4,00
02
Granulado
3,50
5,50
01
Leite
1,25
2,50
01
Manteiga
2,00
4,50


Questionamentos

1) Precisamos de 02 caixas de chocolate em pó. Para comprá-la considere o maior e o menor valor do ingrediente, considerando a quantidade necessária a ser utilizada.

2) Quantos ingredientes são possíveis comprar levando em conta o dinheiro que cada grupo possui?

3) Quanto será gasto se comprarmos os ingredientes de menor valor?

4) Quanto será gasto se comprarmos os ingredientes de maior valor?

5) Se comprarmos 2 caixas de chocolate em pó e a mesma quantidade de leite condensado da marca mais cara, quantos reais sobrará?

6) Considerando que possuímos apenas 30,00, quais e quantos ingredientes é possível comprar?


Postado por
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493






Nenhum comentário:

Postar um comentário