imagem retirada do Blog http://saladerecursosceciliameireles.blogspot.com.br/2012_07_29_archive.html |
A ludicidade tem grande importância tanto na apresentação como
no desenvolvimento dos conceitos matemáticos para as crianças nas diversas
faixas etárias.
Os jogos são recursos indispensáveis no ensino da matemática e
faz com que o professor se aproxime do aluno e alcance os objetivos propostos.
Há uma grande diversidade de jogos e brincadeiras que
estimulam, divertem e disciplinam, alem de tornar a matemática divertida e
prazerosa.
O professor cumpre na pratica pedagógica o exercício de
avaliar durante as atividades matemáticas propostas através de jogos.
Jogos, vivências e dinâmicas
Faixa etária: 8 anos – 3º ano do ensino fundamental 1
Material: jogo com ábaco – um ábaco para cada criança.
Descrição: cada aluno individualmente irá confeccionar seu
ábaco e em conjunto alguns dados.
Cada jogador deve ter o seu ábaco e dado, combinam o numero de
rodadas que realizarão (por ex: 5 rodadas). Começam o jogo lançando o dado,
verificando o resultado e colocando o respectivo numero de peças no ábaco.
Depois das cinco rodadas se confere quem possui a maior
representação no ábaco.
Dinâmicas
Faixa etária: 7 anos – 2º ano do ensino fundamental 1
Material: twister – um painel com numerais, dados com os
símbolos de mãos e pés e outro com as palavras ‘direita’ e ‘esquerda’.
Descrição: um tapete d enumerais para cada grupo de 5
integrantes, um joga o dado e os outros deverão encaixar as mãos e os pés nos
locais que os dados indicarem.
Postado por Tânia
Maria Romeiro dos Santos
RA 1299124077
Nenhum comentário:
Postar um comentário