sábado, 24 de outubro de 2015

Jogos e dinâmicas como recurso para o ensino da matemática

imagem retirada do Blog http://saladerecursosceciliameireles.blogspot.com.br/2012_07_29_archive.html

A ludicidade tem grande importância tanto na apresentação como no desenvolvimento dos conceitos matemáticos para as crianças nas diversas faixas etárias.
Os jogos são recursos indispensáveis no ensino da matemática e faz com que o professor se aproxime do aluno e alcance os objetivos propostos.
Há uma grande diversidade de jogos e brincadeiras que estimulam, divertem e disciplinam, alem de tornar a matemática divertida e prazerosa.
O professor cumpre na pratica pedagógica o exercício de avaliar durante as atividades matemáticas propostas através de jogos.

Jogos, vivências e dinâmicas
Faixa etária: 8 anos – 3º ano do ensino fundamental 1
Material: jogo com ábaco – um ábaco para cada criança.
Descrição: cada aluno individualmente irá confeccionar seu ábaco e em conjunto alguns dados.
Cada jogador deve ter o seu ábaco e dado, combinam o numero de rodadas que realizarão (por ex: 5 rodadas). Começam o jogo lançando o dado, verificando o resultado e colocando o respectivo numero de peças no ábaco.
Depois das cinco rodadas se confere quem possui a maior representação no ábaco.

Dinâmicas

Faixa etária: 7 anos – 2º ano do ensino fundamental 1
Material: twister – um painel com numerais, dados com os símbolos de mãos e pés e outro com as palavras ‘direita’ e ‘esquerda’.
Descrição: um tapete d enumerais para cada grupo de 5 integrantes, um joga o dado e os outros deverão encaixar as mãos e os pés nos locais que os dados indicarem.


Postado por Tânia Maria Romeiro dos Santos
RA 1299124077


Nenhum comentário:

Postar um comentário