segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Operações matemáticas fundamentais – sistema monetário


 
imagem retirada do blog
http://irisoliveiraazevedo.blogspot.com.br/2011/12/sistema-monetario.html



Proposta 

Faixa etária: 10 anos – 5º ano do ensino fundamental I

Objetivo: utilizar o sistema monetário na resolução de situações problemas utilizando as principais operações.

Desenvolvimento: a sala será dividida em 4 grupos, para desenvolvimentos dessa atividade cada grupo receberá $30,00. Vamos considerar que os alunos irão preparar uma receita de brigadeiro.
Essa primeira etapa a atividade será desenvolvida no supermercado.
Cada equipe ira comprar os ingredientes listados abaixo, e utilizar a tabela de valores de cada ingrediente necessário.
Os alunos deverão fazer suas compras com a quantia em dinheiro que possuem e deverão responder o questionário abaixo:

Quantidade
Ingrediente
Menor preço
Maior preço
02
Chocolate em pó
5,50
7,50
03
Leite condensado
1,50
4,00
02
Granulado
3,50
5,50
01
Leite
1,25
2,50
01
Manteiga
2,00
4,50


Questionamentos

1) Precisamos de 02 caixas de chocolate em pó. Para comprá-la considere o maior e o menor valor do ingrediente, considerando a quantidade necessária a ser utilizada.

2) Quantos ingredientes são possíveis comprar levando em conta o dinheiro que cada grupo possui?

3) Quanto será gasto se comprarmos os ingredientes de menor valor?

4) Quanto será gasto se comprarmos os ingredientes de maior valor?

5) Se comprarmos 2 caixas de chocolate em pó e a mesma quantidade de leite condensado da marca mais cara, quantos reais sobrará?

6) Considerando que possuímos apenas 30,00, quais e quantos ingredientes é possível comprar?


Postado por
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493






Operações Matemáticas Fundamentais


imagem retirada do Blog http://recordandomatematica.blogspot.com.br/2014/05/as-operacoes-basicas-da-matematica.html

Usamos as operações matemáticas em diversas situações e atividades do cotidiano, portanto é de fundamental importância conhecê-las.
Ao ensinar a relação entre os problemas matemáticos e as atividades diárias, o professor faz com que o aluno possa compreender melhor e seja capaz de solucionar os problemas propostos.
As operações matemáticas são 4: adição, subtração, multiplicação e divisão.

ADIÇÃO

imagem retirada do blog http://ensinocominformatica.blogspot.com.br/2015/09/adicao-e-subtracao-21-e-2209.html
É a primeira das quatro operações matemáticas com fundamentos da aritmética. É usada para reunir, juntar duas ou mais quantidades e também para acrescentar uma curta quantidade à outra. O resultado da adição é chamado soma ou total, o símbolo é +, o qual indica que é preciso somar.
EX: 3+7

SUBTRAÇÃO

imagem retirada do blog https://wss0271.wordpress.com/tag/sinais-matematicos/



É o oposto da adição. É usada para tirar uma quantidade de outra, encontrar a diferença entre duas quantidade, diminuir do primeiro numero quantas unidades contem o segundo e fazer comparação entre duas quantidade: quanto falta? Quanto a mais?
O resultado da subtração é chamado de resto ou diferença, o símbolo é o sinal – (menos), o qual indica que devo subtrair.
EX: 10 – 6


MULTIPLICAÇÃO

imagem retirada do blog https://wss0271.wordpress.com/tag/sinais-matematicos/

A multiplicação é usada para adicionar muitas vezes a mesma quantidade em uma situação combinatória, comutativa ou trabalhar proporção. Seu símbolo é o sinal de X (vezes), o qual indica que é necessário multiplicar.
EX: 4 x 5

Multiplicação aditiva

Quando a multiplicação aparece como situação de adição de parcelas iguais.
EX: 4 + 4 + 4 = 12 ou 4 x 3 = 12

Multiplicação comutativa
Quando a operação é a mesma independente da ordem dos fatores
EX: 2 x 8 = 16 ou 8 x 2 =16

Combinatória
Ocorre quando ligamos elementos da natureza diferentes para formar um elemento novo;
EX: combinação de roupas

DIVISÃO

imagem retirada do blog https://wss0271.wordpress.com/tag/sinais-matematicos/


A divisão é usada para repartir uma quantidade em partes iguais ou quantas vezes uma quantidade cabe na outra.
EX: 4:2         20:5


Postado por
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493





domingo, 25 de outubro de 2015

Tipos de situação matemática ou situação problema


imagem retirada do blog http://matematiccando.blogspot.com.br/2012/10/a-construcao-conceitual-das-operacoes.html

As situações matemáticas que também são chamadas de situações problemas são questões que envolvem números e estão relacionados quantidades e medidas.
Essas situações por apresentarem estruturas diferentes podem ser:
Simples: com uma operação matemática
Complexas: quando envolvem mais de uma operação
Com informações para selecionar: apresentação de informações que não serão usadas na solução da situação, mas que leva a crianças a pensar e selecionar as informações que serão usadas.
Heurísticos: situações matemáticas que serão usados pensamentos lógicos e estratégias e são solucionados sem operações.

Exemplo de  algumas situações problemas

1) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I

Paulo foi à feira e comprou uma dúzia de laranja, 8 limões, uma dúzia e meia de bananas. Quantas frutas comprou no total?

2) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I

Carlos tem 56 anos e seu irmão tem 12 anos a menos que ele. Quantos anos tem o irmão de Carlos?


3) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I

Luiza tem $45,00. Elas fez um compra de $38,00. Quanto ela recebeu de troco? (2ºano do ensino fundamental1)

4) Para alunos do 2ºano do ensino fundamental I 

Maria tem 23 anos e sua mãe tem 30 anos a mais que ela. Qual a idade da mãe dela? 

5)Para alunos do 3ºano do ensino fundamental I

Antonio comprou 2,000 ladrilhos para ladrilhar a cozinha e o banheiro de sua casa. Ele usou 735 ladrilhos no banheiro e depois de ladrilhar a cozinha sobraram 173 ladrilhos. Quantos ladrilhos Antonio usou na cozinha? 


Postada por Vanessa Ariane F Ribeiro
RA: 1299123493






sábado, 24 de outubro de 2015

Jogos e dinâmicas como recurso para o ensino da matemática

imagem retirada do Blog http://saladerecursosceciliameireles.blogspot.com.br/2012_07_29_archive.html

A ludicidade tem grande importância tanto na apresentação como no desenvolvimento dos conceitos matemáticos para as crianças nas diversas faixas etárias.
Os jogos são recursos indispensáveis no ensino da matemática e faz com que o professor se aproxime do aluno e alcance os objetivos propostos.
Há uma grande diversidade de jogos e brincadeiras que estimulam, divertem e disciplinam, alem de tornar a matemática divertida e prazerosa.
O professor cumpre na pratica pedagógica o exercício de avaliar durante as atividades matemáticas propostas através de jogos.

Jogos, vivências e dinâmicas
Faixa etária: 8 anos – 3º ano do ensino fundamental 1
Material: jogo com ábaco – um ábaco para cada criança.
Descrição: cada aluno individualmente irá confeccionar seu ábaco e em conjunto alguns dados.
Cada jogador deve ter o seu ábaco e dado, combinam o numero de rodadas que realizarão (por ex: 5 rodadas). Começam o jogo lançando o dado, verificando o resultado e colocando o respectivo numero de peças no ábaco.
Depois das cinco rodadas se confere quem possui a maior representação no ábaco.

Dinâmicas

Faixa etária: 7 anos – 2º ano do ensino fundamental 1
Material: twister – um painel com numerais, dados com os símbolos de mãos e pés e outro com as palavras ‘direita’ e ‘esquerda’.
Descrição: um tapete d enumerais para cada grupo de 5 integrantes, um joga o dado e os outros deverão encaixar as mãos e os pés nos locais que os dados indicarem.


Postado por Tânia Maria Romeiro dos Santos
RA 1299124077


Situações Matemáticas Diversas


imagem retirada do blog http://matematicaemtodaparte.blogspot.com.br/


A matemática utilizada no nosso dia a dia

Contas em geral;
- Escolher um canal na televisão;
- Tomar um medicamento (quantidade e a hora correta de tomar);
- Fazer uma ligação (discagem do número de telefone);
- Ir ao mercado, padaria,etc (quantidade que vamos comprar, valor,etc);
- Olhar o calendário (verificar dia/mês/ano);
- Olhar as horas no relógio;
- Contar dinheiro;
- Pagar contas;
- Receber Salário;
- Localizar um endereço através do cep;
- Utilizar fita métrica (medir altura das crianças);
- Comprar um calçado (tamanho e valor);
- Utilizar ônibus para ir ao trabalho, escola,etc (número do ônibus, valor da passagem);
- Consultar extrato bancário;
- Comparar a nossa idade com a de outra pessoa;
- Horário de entrar e sair do trabalho e da escola;
- Ao pedir desconto em uma loja;
- Calcular juros ao atrasar uma conta;
- Somar pontos em um jogo com filhos,amigos,etc;
- Calcular nossas despesas mensais;
Programar horários de compromissos (tempo);
- Comprar um produto no mercado (preços);
- Medir distâncias de lugares ou objetos;
- Completar um álbum de figurinhas;
- Saber quem é o mais baixo ou mais alto (altura);
- Saber quem é o mais pesado ou mais magro (peso);
- Saber quem é mais velho ou mais novo (idade);
- Brincar com jogos de tabuleiro (andar casas);
- Fazer uma receita de bolo (quantidades);
- Brincar com jogos de pontuação (o jogador que tiver mais pontos ganha);
- Usar a brincadeira do “par ou ímpar” para decidir algo;
- Saber quantos moradores tem na sua casa, ou quantos colegas há na sua sala;
- Desenhar uma figura com um tamanho específico (usar a régua);
- Dividir o pacote de biscoito com os amigos em partes iguais;
- Contar os anos que tiveram ou que terão a Copa do Mundo (multiplicar por 4);
- Trocar os móveis do quarto de lugar (noção de espaço e medidas);
- Comprar ovos na granja (contando as dúzias);
- Saber quantos litros de água tomamos por dia (contando quantas garrafas tomamos e quantos ml cabem nela);
- Dar e receber o troco em uma compra (somar, subtrair).
Data(dia/mês/ano);
- Contar dinheiro( somar, multiplicar, dividir ou subtrair);
- Relógio(horas, minutos e segundos);
- Telefone(discagem do número);
- Cep (localização de endereço);
- CPF( para solicitarmos nota fiscal,que é direito do consumidor);
- Conta Corrente;
Agendamento de consultas ou exames;

Vejamos alguns exemplos:

Matemática na feira:

Ao comprar, pagar, ao ver quantidades (dúzias).

Matemática no Mercado

Ao pagar, soma total da compra, onde é registrado através do ticket.

Matemática em folheto de supermercado

Onde mostra o valor do produto, se caso esteja em oferta eles colocam a porcentagem de desconto.

Matemática no banco:

Pagar contas, receber salário, os descontos na conta bancária.

Matemática na cozinha:

Numa receita, onde são selecionados os produtos certos. As frações e números que representam a quantidade dos ingredientes.

Matemática no transporte:

Não importa os meios de transporte, ao utilizarmos temos que pagar a passagem, ou tarifa, receber o troco.

Matemática na construção:

Cálculos na obra, na planta do imóvel. A quantidade de funcionários para a obra.

Matemática no futebol:

Soma de gols, ou seja, do placar.

Matemática no sítio:

O dono do sítio quando tem vários animais, ele conta os animais para não perder nenhum deles. Contar os ovos da galinha. As frutas colhidas.

Placa de estrada:

Onde é mostrado os quilômetros a serem percorridos, quanto quilômetros faltam para chegar ao destino.

Matemática na padaria:

Quantidade de pãezinhos, ou de qualquer alimento que tenha nesse tipo de comercio. Pagamento, troco.

Matemática na igreja:

Onde são calculados o valor total do dizimo arrecadado, ou a “oferta”, ou ajuda da comunidade.

Matemática nas barracas de alimentos “cachorro quente” e etc.

O dono da barraca calcula quantos ingredientes tem que comprar. O cliente usa a matemática ao pagar.

Matemática nas festas juninas:

Quantidade de prendas arrecadadas, números de convites vendidos e alimentos vendidos.

Matemática na Lista de material escolar:

Mostra as quantidades de cada item pedido.
Matemática em cantina escolar. Pagar, obter o troco.


Matemática na loja de materiais esportivos

Loja de departamento onde são vendidas calçados e roupas para prática de esportes.

Os amigos Thiago, Gabriel, Guilherme e Leonardo, foram à uma loja de roupas esportivas que estava fazendo liquidação para limpar os estoques.

Thiago levou R$ 28,00
Gabriel levou R$ 30,00
Guilherme – gastou o que tinha guardado e só levou R$ 15,00
Leonardo – Economizou durante 3 meses e levou R$ 60,00.



Postado por
Elizabete de Souza Domingos - RA 1299124397
Natany Mori Pires - RA 1299123668
Tania Maria Romeiro dos Santos - RA 1299124077
Vanessa Ariane Ribero - RA 1299123493




Situações em que as Operações Matemáticas são utilizadas em nosso dia a dia

imagem retirada do Blog - http://regpedagogia2013.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html

As operações matemáticas são muito utilizadas na prática do dia a dia, em todas as situações do cotidiano, como por exemplo: no supermercado, na padaria, no açougue, na sorveteria, na escola, em transporte publico e etc.
Vamos enumerar algumas:

- Contar o número de alunos na sala;
- Verificar quantos alunos faltaram;
- Verificar quantos alunos vão de ônibus, van, carro e a pé;
- Dividir os alunos em equipes para fazer atividades;
- Determinar o tempo ao realizar atividades com os alunos;
- Quando se ensina as horas aos alunos;
- Somar a nota das atividades para compor a média;
- Verificar o horário do ônibus para não atrasar;
- Pagar a passagem do ônibus e receber o troco;
- Calcular o troco de tudo o que compramos;
- Verificar o horário para realizar as atividades pessoais;
- Colocar o relógio para despertar;
- Calcular o valor das prestações quando pagamos a prazo;
- Calcular as calorias de uma dieta;
- Calcular juros quando atrasamos uma conta;
- Usar medidas para preparar uma receita.
-Verificar a temperatura de febre;
- Ao fazer uma compra;
- Ao vender algo;
- Ao mudar o canal da televisão.

Postado por Natany Mori Pires 
RA 1299123668


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A Construção Conceitual das Operações Matemáticas

imagem retirada do http://omundomagicodaaprendizagem.blogspot.com.br/2013/04/a-construcao-conceitual-das-operacoes.html

Todas as crianças que chegam à sala de aula, já trazem consigo conhecimentos prévios, que são aprendidos em sua experiência pessoal, e por isso já trazem muitas noções matemáticas, porem, incompletas.
Toda criança ao nascer passa a conviver em um ambiente sociocultural, onde o numero é uma forma de expressão e comunicação, ao interagir com as pessoas e observar situações de seu cotidiano vê ações como: comparar, reunir, subtrair, repartir, distribuir, reconhecer os números e etc.
Na atualidade se questiona como o professor pode intervir e como fazer para ajudar na construção do conceito numérico. Nessa questão surge um problema: em qual proposta pedagogia apoiar essa intervenção, pois de um lado esta a teoria de Piaget, considerando que o conceito de numero e o contar dependem dos processos evolutivos do pensamento lógico e o conceito de numero depende dos processos de conservação, classificação e seriação, trabalhar cada área da matemática depende da faixa etária de cada criança.
Há outra teoria que sustenta essa possível construção do conceito de numero, mas diz que esse conceito é elaborado através de um longo processo.
Diante disso o professor deve trabalhar de uma forma espontânea, reconhecer a potencialidade de cada um e adequar situações significativas para a aprendizagem, tecendo e fazendo comentários, formando perguntas, incentivando a verbalização pela criança, pois todas essas atitudes são indispensáveis ao professor e é ele que vai ajudar na construção do conhecimento.
Um professor ao ensinar matemática esta desenvolvendo o raciocínio lógico da criança e este ensino requer superação de obstáculos e bloqueio que estão relacionados à matemática. Muitos educadores são conscientes das necessidades de se obter resultados satisfatórios e buscam recursos pedagógicos e instrumentos para melhorar o processo ensino aprendizagem.
O professor deve mostrar aos alunos a intima relação que existe entre os problemas matemáticos e as atividades diárias. Desta forma o aluno vai associar as ações do cotidiano que envolva tempo, medida, quantidade, com o que ele aprende nas aulas de matemática. Assim, fica mais fácil e significativo explicar as quatro operações com exemplos práticos do dia a dia.
Ao ensinar essa relação o professor faz com que o aluno compreenda melhor e seja capaz de alcançar os objetivos propostos.

Postado por Elisabete de Souza Domingos
RA 1299124397